20160309

Sopwith 7F.1 Snipe

Na primavera de 1917, o mais famoso lutador da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial, o caça biplano Britânico de assento único, Sopwith Camel, fez a sua estréia.

Pouco depois das entregas destes para os esquadrões da linha de frente a Sopwith começou a desenhar um novo caça biplano de assento único o qual denominou de Snipe. O novo avião não era uma aeronave radicalmente diferente, mas simplesmente uma evolução do Camel, com melhor visibilidade para o piloto, com qualidades de manuseio mais suaves, lembrando que tudo começou com o Sopwith Pup (filhote de cachorro).

Linha de montagem do Sopwith Snipe em 1918
Depois de quase um ano em desenvolvimento, o novo caça entrou em produção na primavera de 1918, e os primeiros exemplares chegaram a serviço nos esquadrões em 30 de agosto do mesmo ano.
Sopwith Snipe com o seu motor Bentley BR2 de 230 cavalos de potência, construído em madeira e revestido de linho, foi muito apreciado por aqueles que o pilotam, mas muitos pilotos do Camel, acostumados e tendo dominado os hábitos difíceis de sua pilotagem, estavam relutantes em abrir mão das manobras relâmpago de combate do Camel pelas características de vôo mais estáveis ​​do Snipe. 


Os Snipes foram utilizados principalmente para o trabalho de escolta, mas o aeroplano tinha potência suficiente para ser equipado com quatro bombas Cooper de 9 kg sob a fuselagem o que alem de ser um lutador o caracterizaria como um bombardeiro leve.
A cessação das hostilidades nos anos que se seguiram ao final da guerra causou uma queda dramática no desenvolvimento de novos aviões, estendendo assim a vida operacional pós-guerra do Snipe na R.A.F.

Dimensões:
Envergadura: 9,1 m
Comprimento: 5,8 m
Altura: 2,9 m
Peso: Vazio, 592 kg - Bruto 914 kg

Fonte:


Post (189) - Março de 2016