20160512

Blohm & Voss BV p.170

Blohm & Voss era uma empresa de construção naval da Alemanha, localizada em Hamburgo. Foi fundada em 05 de abril de 1877 e tinha no comando dos projetos o Dr.Ing. Richard Vogt. 
Foi desta oficina que saíram as idéias mais estapafúrdias e exóticas da aviação da década de 1900.


Blohm & Voss também operou a companhia de aeronaves Hamburger Flugzeugbau. A fábrica possuía o código “Ha” cuja vocação era a construção de navios, sendo que então os primeiros desenhos de aeronaves foram chamados de "Blohm & Voss Ha”, seguido do número do design. Para acabar com essa confusão, em 1938, o RLM mudou o código da empresa para BV, e os aviões construídos e projetados passaram a ser denominados Blohm & Voss BV.

Blohm & Voss BV p.170 - Este caça-bombardeiro foi projetado em 1942 por Richard Vogt, bem como o BV-141 e outros modelos assimétricos. Embora o p.170 BV tivesse um design simétrico, ainda assim era pouco ortodoxo na sua concepção. A asa era de corda constante e curta, com ailerons e flaps, sendo projetado para ser construído em madeira ou em metal leve. O projeto previa três motores tratores radiais de 14 cilindros, BMW 801D (avaliados em 1600 HP cada), com hélices de três lâminas de 3,5 m. 
Um motor estava localizado na parte dianteira da fuselagem principal, que incluía um estabilizador horizontal, enquanto que os outros dois eram montadas em gôndolas nas pontas das asas. Cada gôndola (incluindo a da fuselagem central) continha um tanque de 528 litros de combustível, para alimentar o motor à sua frente e um leme vertical situado na parte traseira.

A posição dos motores nas pontas das asas cancelava ativamente os vórtices de ponta da asa, causadores de arrasto.  As hélices ficariam dispostas de modo a girar na direção oposta aos vórtices de ponta, ajudando a neutralizar o excesso de torque, mantendo o ar sob alta pressão a abaixo da asa. Possibilitando a aeronave voar com uma área de asa menor e ainda rendendo mais velocidade e manobrabilidade. Este conceito foi copiado e usado muitos anos depois no projeto do XF5U pelos americanos. (Veja postagem 186 neste mesmo blog).


A tripulação de dois homens (piloto e rádio operador que acumulava as funções de observador e bombardeador), ocupavam os cockpits localizados na parte traseira da fuselagem central, com visão inclusive para a parte de baixo da aeronave. Possuía trem de pouso retrátil de quatro pontos. Tinha uma capacidade de carga de 2.000 kg de bombas que poderiam ser colocadas em suportes sob as asas. A velocidade da aeronave foi pensada para impedir a interceptação, portanto não possuía nenhum armamento defensivo.
Este projeto até onde se sabe nunca saiu do papel, veja o vídeo de um aeromodelo escala, voando:


Características principais:
Comprimento: 14,30 m
Envergadura: 16 m
Altura: 3,65 m
Área de asa: 44 m2
Peso na decolagem: 5.450 kg
Velocidade máxima: 715 km/h
Teto de serviço: 11.750 m
Autonomia: 2000 km, 11 h
Motorização: 3 de 14 cilindros, radial BMW 801-D, cada um com 1.600 HP (1.176,80 kW)

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Post (213) - Maio de 2016