Páginas

20160516

Lockheed Martin F-35 Lightning II

O Lockheed Martin F-35 Lightning II é um caça stealth (1) supersônico multi-função. Possui três variantes derivadas de um projeto comum, desenvolvido em conjunto e utilizando a mesma infra-estrutura de sustentação em todo o mundo, irá substituir pelo menos 13 tipos de aeronaves para 11 nações, inicialmente, tornando o programa de caça mais econômico na história. O programa está dentro do cronograma para entregar aeronaves para os serviços militares dos EUA a partir de 2010. A primeira aeronave de teste já completou 35 voos, e superou as expectativas de desempenho, surgiu da procura de aviões tácticos no pós-guerra fria.


Em 16 de novembro de 1996 o Departamento de Defesa dos EUA anunciou que a Boeing  e a Lockheed Martin foram os escolhidas, para competir na fase de concepção e desenvolvimento, ficando com a Pratt & Whitney o encargo de fornecer apoio na propulsão. Receberam contratos para a construção de dois Protótipos visando demonstrar os respectivos conceitos das três variantes do programa, sendo:

- O F-35A é uma variante de decolagem e pouso projetado para uso com pistas convencionais.
- O F-35B é uma versão de pouso de decolagem curta / vertical que pode operar a partir de pequenos porta-aviões, pequenas base implantadas perto da linha de frente em zonas de combate.
- O F-35C foi projetado para suportar lançamentos de catapulta e recuperações detidos a bordo de grandes porta-aviões da Marinha.
Todos os F-35s são furtivos e supersônicos, e incorporam a suíte dos mais poderosos e abrangentes aviônicos já desenvolvidos para aviões de caça.


Em outubro de 2002 o Departamento de Defesa selecionou o projeto da Lockheed como vencedor da competição, que entraria de imediato na fase de desenvolvimento e demonstração e a Pratt & Whitney do motor. A General Eletric  também recebeu fundos para a continuação dos seus esforços técnicos no desenvolvimento de um motor alternativo.
Em 15 de dezembro de 2006 aconteceu o primeiro voo do Modelo F-35A;
Em 11 de junho de 2008 o foi o primeiro voo do Modelo F-35B, e;
Em 6 de junho de 2010 foi o primeiro voo do Modelo F-35C. 

Os três modelos, têm previsão para atingir a sua capacidade operacional até setembro de 2014.

Um total de 2.581 F-35 estão previstos para entrar em serviço nos EUA e Reino Unido, e mais de 600 aeronaves adicionais deverão ser integradas nas forças aéreas de outras sete nações parceiras. São três variantes: os F-35 irão substituir os AV-8BS e os F/A-18 na Marine Corps; os A-10 e os F-16 na Força Aérea; os F/A-18 na Marinha; os Sea Harriers, os GR7s e os GR9s na Força Aérea Real do Reino Unido e na Marinha Real; e outros usados atualmente por países participantes do empreendimento.


Uma das maiores dificuldades deste projeto foi desenvolver uma plataforma que conseguisse suportar aeronaves com funções distintas, sendo que uma delas fosse capaz de decolagens curtas, aterrissagens verticais e voar a velocidades supersônicas. De fato, o F-35B será o primeiro caça supersônico com características STOVL (Short Take Off and Vertical Landing  - decolagem curta e aterrissagem vertical) a entrar em serviço operacional, o primeiro desta classe foi o russo Yakolev Yak-141, desenvolvido no início dos anos 90, porém este projeto foi cancelado.
Os requisitos são complexos e exigentes. Deve possuir uma alta taxa de sobrevivência e letalidade em combate, capaz de operar em ambientes adversos, de fácil e reduzida manutenção com baixos custos e ao mesmo tempo acessíveis de adquirir.



Lockheed Martin Corporation está sediada em Bethesda, Maryland, emprega cerca de 140.000 pessoas no mundo e informou em 2007 vendas na ordem de US $ 41,9 bilhões.
(1) Stealth é a tecnologia de  construção geométrica utilizada, para ocultar a aeronave dos sistemas de radares de navios, aviões e mísseis.

Leia mais no site oficial:

Post (214) - Maio de 2016