20160617

Aeromomóvel

Esta postagem foge um pouco do enfoque do blog... Mas achei importante divulgar, pois envolve o acesso ao Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre / RS.

O Aeromóvel é um meio de transporte urbano em via elevada que utiliza um singular sistema de propulsão pneumática, projetado pelo ex funcionário da Varig Eng° Oscar Hans Coester.  Quase 30 anos se passaram desde sua apresentação e a implantação da linha piloto em Porto Alegre.  É um projeto genial totalmente automatizado de um veículo movido por ar, sem ruído, sem poluição e sem piloto sem motor embarcado.


Foi construída uma linha ligando a Estação Mercado da Trensurb no centro de Porto Alegre Alegre / RS até o Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Com 814 metros de extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizada comercialmente no Brasil. A linha recebeu dia 13 de abril de 2013 o primeiro veículo, com capacidade de 150 passageiros.  Está em processo de estudos uma nova linha estendendo a linha existente até a zona sul da cidade, ligando o centro histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação Iberê Camargo e o Barra Shopping Sul.

A tecnologia é baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética, através de um duto localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se movimenta através de truques sobre rodas de aço em trilhos.


O veículo caracteriza-se pelo reduzido peso morto, sobretudo por não ter a bordo os equipamentos associados à propulsão. Apresenta-se em versões de um a quatro carros, com capacidade para até 600 passageiros nesta última. Cada um possui truques de quatro rodas de aço e um sistema anti-descarrilamento, que o vincula à estrutura da via elevada por meio de contrarrodas no interior do duto de ar.

O Sistema  motor não traciona as rodas e utilizando a propulsão fora dos veículos, controlando a pressão, o sentido e a velocidade do ar, através dos ventiladores estacionários com válvulas de controle. Esta é uma grande vantagem, comparada à utilização do sistema roda/trilho convencional, que tem grandes limitações para vencer aclives acentuados (até 12%) e curvas com raios pequenos (até 25 m).


A via elevada é composta por vigas e pilares pré-fabricados em concreto armado, permitindo uma montagem rápida e descomplicada. Agrega as funções de suporte dos trilhos, duto de ar para propulsão do veículo e acesso seguro dos passageiros até a próxima estação em caso de emergência. O raio mínimo de curva é de 25 m e os vãos entre pilares, variáveis de 10 a 35 metros, permitindo a fácil inserção com o traçado urbano sem a necessidade de desapropriações. A altura da via varia de 4,50 a 20 metros, o suficiente para passar sobre viadutos e ferrovias existentes.

A propulsão utiliza ventiladores industriais, normalmente elevados e localizados junto às estações de passageiros. Válvulas de isolamento de trecho são instaladas na via elevada, criando circuitos pneumáticos exclusivos para controle de forma individual de cada veículo, proporcionando uma separação segura e intrínseca entre os veículos. Grupos geradores podem ser utilizados para garantir a operação ininterrupta do Sistema.

Assista no vídeo um passeio pelo no novo Aeromóvel de Porto Alegre. Esta linha liga a estação Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com 814 metros de extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizado comercialmente no Brasil. 


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Post (225) - Junho de 2016