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20161111

Douglas DC-2.5

Realmente é um episódio mais que uma história.

A China National Aviation Corporation (CNAC) em virtude das circunstâncias, era a principal base de manutenção em Hong Kong, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Os aviões eram originários de Hong Kong e destinados ao interior da china e para a Birmânia, sempre em precárias condições como os pilotos bem sabiam e entendiam. Felizmente, a CNAC tinha sem dúvida o melhor pessoal de voo e manutenção do mundo, como esta história irá relatar. 

Particularmente, esta aeronave, originalmente um DC-3, foi um dos vários modelos Douglas propriedade da CNAC. Na primavera de 1941, o avião estava voando em uma rota regular entre Hong Kong e Chungking no interior da China, o Cap. Madeiras era o piloto, quando recebeu a notícia pelo rádio e avistou sobre o campo de pouso a “Bola Vermelha” (1) , os lutadores japoneses já estavam sobre Suifu. O piloto aterrissou em e levou apressadamente sua tripulação e passageiros para uma área arborizada e abrigada longe do avião.

Momentos depois, uma esquadrilha de Zeros japonesa desceu e pulverizou o DC-3 com fogo de metralhadora e bombas, uma delas de 100 Kg atingiu a asa direita. Quando o tiroteio acabou, a fuselagem do avião estava crivada de buracos de balas e a asa completamente destruída.


Sabíamos que os japoneses não ficariam satisfeitos e voltariam para terminar de destruir o avião, então o tempo era essencial. O Cap. Real Leonard  foi despachado de Chungking para Suifu para resgatar o piloto, sua tripulação e os passageiros. 


Este avião era praticamente inestimável. Tínhamos que cuidar de cada como um bebê recém-nascido. Estava-mos preocupados. Como é que vamos recuperar o avião, o que deveríamos fazer com a asa? E, mesmo se tivéssemos uma asa, como poderíamos enviá-la para Suifu? 
Tínhamos um DC-2 passando por revisão em Hong Kong na CNAC. Embora a asa tivesse a mesma forma na raiz que a de um C-3, esta era cinco pés mais curta e tinha um o ângulo de fixação ligeiramente diferente. Quando olhei não pude deixar de me perguntar, esta é menor e mais fácil de transportar, vale à pena tentar, então decidi que seria a nossa asa.

Na imagem, alem do DC 2.5 - Aparecem dois Curtsss T-32 Condor II e um DC-2
Com a ajuda do representante do campo Douglas, que comprou a ideia, a asa do DC-2 foi fixada no baixo-ventre um DC-3 para transporte, com o qual voei através das 900 milhas do terreno montanhoso de Kiuchuan. Chegando a Suifu, uma equipe de terra instalou a asa na fuselagem do DC-2 danificado, alem de efetuar outros reparos essenciais. Depois de um curto voo de teste, a aeronave correu em todo o campo e decolou sem problemas.  O então denominado Douglas DC-2.5, voou de volta para Hong Kong, pegando uma carga completa de passageiros em Chungking no caminho.

(1) Sistema de propagação de notícia no interior da china durante a segunda Guerra:

- Os chineses não podiam arcar com os sistemas de alerta aéreo que tínhamos nos Estados Unidos, com exceção de alguns nas cidades maiores como Nanking. No entanto, engenhoso como os chineses são, eles criaram o sistema chamado de "Bola" que foi muito eficaz. Eles tinham torres instaladas em locais estratégicos e elevadas, com uma corda e uma polia na parte superior, e passando por ela uma bola amarrada, assim que os “Japs” partiriam de Nanchung ou de qualquer outro campo, o primeiro observador erguia a “Bola” para o alto, e outros em cadeia elevavam as suas, o que funcionava como um alerta, difundindo a informação. Assim, muito antes que os “Japs” chegassem, eles estavam cientes de que uma incursão estava em curso. Primeiramente, a ” Bola Preta” era levantada, uma vez verificada que a incursão se destinava a uma determinada cidade ou aeroporto, a bola preta era substituída por uma vermelha, e a população se decolava para os abrigos de ataque aéreo. Algumas das cidades, especialmente as maiores, teriam uma ou duas sirenes para uso noturno e, para complementar a Bola Vermelha, também os chineses eram muito hábeis em fazer um tremendo barulho com gongos de metal. 


Post (256) - Novembro de 2016