Páginas

20161125

O Tupolev TB-3, o transportador

O Tupolev TB-3 foi o primeiro bombardeiro pesado quadrimotor do mundo, implantado pela Força Aérea Soviética em 1932, sendo desde o início um avião de dupla utilidade onde uma de suas funções primordiais era a de transportar grandes cargas. 

Tupolev TB-3-4M-17F
Mesmo antes de iniciar a produção da aeronave, o seu idealizador, Grokhovsky, propôs a idéia de pendurar sob a fuselagem, uma cabine capaz de transportar 35 pára-quedistas, esta cabine que terminou sendo instalada sob a fuselagem na aeronave, quando concluída, pesava cerca de 1200 kg, o que comprometia as suas características de vôo e a capacidade de manobra.

Originalmente, devem ter sido construídas entre 1933 e 1934 cerca de 100 destas cabines, mas a produção não seguiu em frente devido aos altos custos destas adaptações.
Grokhovsky também criou uma plataforma para o transporte e queda de um blindado T-27, construídas nas fábricas de Leningrado em 1933.

Em 1935, o Tupolev TB-3 recebeu a adaptação um recipiente chamado PG-12 destinados o transporte de outros objetos e outro chamado PG-12P para itens a serem jogados de pára-quedas. A primeira versão permitiu o transporte de veículos blindados, tanques leves e peças de artilharia até 3000 kgs. Por exemplo, nela poderia caber em uma viagem a um GAZ-Um (veículo do porte de um Ford A) e um caminhão GAZ-AA (semelhante ao Ford AA).


A primeira vez que um Tupolev TB-3 transportou um blindado T-37A  foi nas grandes manobras do  distrito militar de Kiev em Setembro de 1935. Durante o transporte do blindado, a tripulação estava dentro do avião. Depois que aterrissou a equipe tomou seus lugares e o veículo estava pronto para a batalha.
Tupolev TB-3s

Embora os resultados alcançados pelo Exército Vermelho na área de transporte pesado estivessem abaixo das expectativas, esta aeronave serviu de grande experiência para futuras operações neste sentido. 

Não esqueçamos também o contexto em que eles estavam fazendo essas experiências, aviões ultrapassados, um expurgo dos intelectuais e do funcionalismo Soviético e também um parque industrial economicamente pobre. Era um período de desequilíbrio que a Rússia estava passando, mas a Segunda Guerra Mundial estava em andamento e alguma coisa tinha de ser feita....

  
Veja mais sobre o desenvolvimento e projeto desta aeronave em:

Veja mais sobre este transportador neste mesmo blog:

Post (261) - Novembro de 2016