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20161123

Uma curiosa aeronave alemã

Com vocês, a história curiosa do Junkers Ju-287, um projeto da Luftwaffe de desenho incomum, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Se tivesse entrado em serviço e construído em quantidade teria mudado o curso da guerra.

"Só para constar, não estamos fazendo apoteose as armas de guerra, mas sim a da tecnologia aeronáutica que teve um grande avanço neste período."


O Junkers Ju-287 foi um protótipo de aeronave alemã construída para desenvolver a tecnologia necessária para um bombardeiro multi-motor a jato. Era alimentado por quatro motores e dotado de asas com enflechamento negativo (1), como uma forma de proporcionar sustentação extra em baixas velocidades, necessárias por causa da fraca capacidade de resposta dos primeiros turbo jatos  nos momentos vulneráveis de decolagem e pouso, e além da referida asa revolucionaria para a época, foi montado em grande parte aproveitando componentes obtidos de outras aeronaves.

O primeiro protótipo, o V1, que foi concebido para avaliar o conceito, foi usada da fuselagem de um He 177 A-5, a cauda de um Ju 388, trem de pouso principal fixo de um Ju 352, e a roda do nariz obtida de um avião B-24 Libertador, aliado capturado.

Dois dos motores foram pendurados sob as asas, e outros dois montados em carenagens adicionadas aos lados da fuselagem na dianteira.
Os testes de vôo iniciaram em 16 de Agosto de 1944, sendo o seu piloto Siegfried Holzbaur.

A aeronave tinha extremamente boas características de manobra e possibilitava uma boa visibilidade para o piloto, porem apresentava problemas resultantes do emprego da asa negativa, sob algumas condições de vôo. O mais notável destes inconvenientes era a deformação da asa por uma flexão excessiva durante o voo. Testes sugeriram que o problema de deformação seria eliminado através da modificação da posição dos motores sob as asas deslocando-se a sua massa. Esta melhoria técnica seria incorporada nos protótipos subseqüentes. 
Inicialmente foi concebido para ser alimentado por quatro motores Heinkel-Hirth HeS 011, mas por causa dos problemas de adaptação deste motor, o BMW 003 foi selecionado em seu lugar.  

Na concepção do terceiro protótipos, V3, imaginou-se o emprego de seis desses motores, O segundo protótipo, o Ju 287 V2, recebeu modificações: fuselagem nova, trem de pouso retrátil entre outras. Foi planejado um terceiro protótipo (Ju 287 V3), com suportes de motores, triplo sob cada asa. Isto contribuiu para definir o novo projeto da fuselagem e da cauda destinados ao bombardeiro de produção que deveria ainda ser equipados com armamento defensivo, uma cabine pressurizada e equipamento operacional pleno.
O segundo e terceiro protótipos, V2 e V3 inacabados, refletiam agora de forma mais precisa o design do futuro bombardeiro de produção.

No final de abril de 1945 a fábrica Junkers onde estavam em construção o V2 e o V3 foi invadida pelo Exército Vermelho. O V2 estava 80% completo, e a construção do V3 tinha apenas começado. Wocke e sua equipe, juntamente com os dois protótipos incompletos, foram levados para a União Soviética. Lá, o terceiro protótipo, agora denominado EF-131, acabou por ser concluído e voou em 23 de Maio de 1947, mas por esse tempo, o projeto já estava ultrapassado. Um derivado deste, o EF-140, foi testado em forma de protótipo em 1949, mas também foi logo abandonado.

Características gerais:

Tripulação: dois
Comprimento: 18,30 m
Envergadura: 20.11 m
Altura: 4,70 m
Peso vazio: 12.500 kg
Peso bruto: 20.000 kg
Motores Ju 287 V2: 4 ...
Motores Ju 287 V3: 6 x Junkers Jumo 004B-1 turbo, 8.825 kN cada

Atuação:

Velocidade máxima: 558 km / em 6.000 m
Velocidade de cruzeiro: 512 km / h em 7.000 m
Teto de serviço: 9.400 m
Taxa de subida: 9,67 m / s