20170306

Como o Harrier paira

✈ Embora a Hawker-Siddeley tenham realizado uma série de testes para obter os resultados desejados, de forma eficaz, para a família de aeronaves Harrier, os fundamentos de empuxo vectored são essencialmente muito simples. 

O vôo do Harrier é idêntico em operação a uma aeronave convencional, com a coluna de controle de costume, pedais do leme e acelerador utilizado para pilotar. A descrição a seguir é um resumo de como o Harrier difere de uma aeronave convencional.


A principal diferença entre um avião de combate Harrier e outro é o seu  motor Rolls-Royce Pegasus é um bypass-turbofan semelhante no funcionamento a outros motores desse tipo, com a característica adicional de possuir quatro bicos de exaustão rotativos através do qual o motor expele os fluxos de ar, frio e quente. 


O ar passa através do ventilador e sistema de compressor de LP (baixa pressão). Parte do ar é canalizada para o sistema HP (alta pressão) do compressor, enquanto o resto de ar torna-se uma corrente de ar frio que é canalizada para um par de bocais na parte da frente para proporcionar metade do impulso do motor.

Depois do ar passar através do sistema de compressor de HP e da câmara de combustão, a outra metade da corrente de ar quente é dirigida para dentro de um par de bocais na parte traseira do motor, e a aeronave é impulsionada para cima, decolando verticalmente. 

Estes quatro bicos podem ser rodados num arco de 98,5 graus, permitindo que o empuxo do motor seja aplicado diretamente à ré (em vôo convencional), diretamente para baixo (para vôo pairando) e ligeiramente para frente (para voando para trás).

Os bicos de exaustão são posicionados por um motor pneumático operado por ar sangrado do motor principal, tudo acionado por um sistema de controle de estabilidade que assegura que todos os bicos operam em conjunto, qualquer diferença levaria a uma perda rápida da atitude e descontrole da aeronave.

Para controlar o ângulo do bocal, o piloto dispõe de uma alavanca adicional ao lado do regulador de pressão.

Esta alavanca é utilizada para selecionar o ângulo do bocal adequado para o modo escolhido e voo, permitindo ao piloto selecionar com precisão o ângulo correto do bocal. Usando o acelerador, o piloto precisa garantir que o motor forneça potência suficiente para manter o avião no ar antes de posicionar o “bico para baixo". No entanto, essa interação entre a quantidade de empuxo e sua direção é a única grande diferença de pilotagem entre o Harrier e outras aeronaves, sendo que é necessário um cuidadoso treinamento para dominar este sistema.

Em adição aos quatro bicos do motor de vetorização, o Harrier também requer um método de controlar a sua estabilidade durante o voo pairado.

Para esta finalidade possui um sistema de bicos de controle de reação instalados na aeronave, sendo um no nariz (soprando para baixo), um em cada ponta das asas (soprando para cima e para baixo) e um na cauda (soprando baixo e para a lateral).

Esses bicos fornecem ar de alta pressão sangrado do motor e são operados pelos controles normais de vôo. Permitindo ao piloto operar as válvulas posicionadas em cada bico que direcionam os jatos de ar comprimido para fornecer o movimento desejado em inclinação, rotação ou guinada. 

O sistema é automatizado, liberando o piloto de qualquer carga de trabalho excessiva durante a transição do tipo de vôo.
O resultado final desta abordagem torna essencialmente simples o voo STOL/V.

✈ "Agora você sabe como é feito!"

Post (289) - Março de 2017