20170308

Yakovlev Yak-38

 O Yakovlev Yak-38 (Яковлев Як-38), conhecido como Forger pela OTAN, é uma aeronave russa de caça e ataque naval tipo STOL / V.  Ele foi desenvolvido especificamente para servir, quase que exclusivamente, embarcado nos porta-aviões classe Kiev. 


Os primeiros desenhos executados pelo AS Yakovlev Disign Bureau JSC mostravam um avião supersônico que se assemelhava muito ao Hawker P.1154 em desenvolvimento no Reino Unido, na mesma época.
O desempenho do supersônico, inicialmente cogitado, teria implicado em muitas dificuldades no seu desenvolvimento, então se decidiu inicialmente POR uma aeronave relativamente simples limitada a Mach 0,95. 

Embora o Yak-38 e Yak-38M fossem desenvolvidos a partir do Yakovlev Yak-36, baseado em terra, o novo projeto tinha pouco em comum com este.


O protótipo VM-01 foi concluído em 14 de abril de 1970. Mesmo sendo exteriormente semelhante ao britânico Hawker, seguiu uma configuração completamente diferente. Principalmente no que se refere a motorização: um motor de propulsão vetorial na parte traseira, usado durante o voo horizontal e dois motores menores menos potentes alojados em linha logo atrás do "cockpit", na parte dianteira da fuselagem, usados exclusivamente para a descolagem e aterragem verticais.
O Yak-38 possui um assento ejetável automático. Se um dos motores falhasse durante a decolagem, uma vez que a aeronave rolasse passado dos 60 graus o piloto seria automaticamente ejetado da aeronave.

A maioria dos Yak-36M entregues na produção inicial foram destinados a OKShAP (Otdelny Korabelny Shturmovoy Aviatsionny Polk - Regimento Aéreo Independente de Ataque Embarcado), com base em Saki na Criméia.

Em julho de 1979, o porta-aviões Minsk chegou ao Mar do Japão, a embarcação estava equipada com o Yak-38 para testes de campo.
Em Setembro de 1982, o Novorossysk  - o terceiro posta-aviões classe Kiev - foi equipado. Até este momento a técnica STOL / V tinha sido bem praticada, e o consequente aumento no desempenho e capacidade total do Yak-38 foi explorado durante a passagem do Novorossiysk e do Severomorsk ao se juntar à Frota do Pacífico. 


Em um contexto marítimo, os testes dos Yak-38 não se limitaram aos Kiev. Em setembro de 1983, os pilotos da AV-MF o operaram a partir do navio civil Ro-Ro(1) Agostinio Neto, e os pilotos NII-VVS realizaram mais testes em outro Ro-Ro o Nikolai Cherkasov.
No caso, foi usada uma plataforma de aterragem resistente ao calor; mais ensaios foram realizados baseados em terra e testes de viabilidade em plataformas de desembarque dispersas, um conceito semelhante às operações dos Harrier da RAF na Alemanha Ocidental.



Muito poucas e controvertidas informações se têm destas aeronaves, porem sabe-se que ainda encontra-se em operação.

✈ Variantes:

Yak-36M "Forger":
Versão inicial de pré-produção, diferindo ligeiramente do Yak-38. Ele pesava apenas 6.650 kg em comparação com 7.370 kg do Yak-38 e os motores eram um pouco menos potentes.
 
Yak-38 "Forger-A":
Foi o primeiro modelo de produção, que voou pela primeira vez em 15 de janeiro de 1971, e entrou em serviço com na aviação naval Soviética da em 11 de agosto de 1976. Um total de 143 Yak-38 foi produzido.

Yak-38M "Forger-A":
Foi uma versão atualizada do Yak-38, a principal diferença seria os novos motores Tumansky R-28V-330  e o Rybinsk RD-38. O peso máximo de decolagem no VTOL / V foi aumentado de 10.300 kg para 11.300 kg. As entradas de ar foram ligeiramente alargadas e a estrutura foi reforçada para transportar 910 kg de carga de armas. O Yak-38M entrou em serviço depois de Junho de 1985, um total de 50 Yak-38M foi produzido.

Yak-38U "Forger-B":
Versão de treinamento de dois lugares, diferente da aeronave base por ter uma fuselagem alargada para acomodar um cockpit de dois lugares. O Yak-38U entrou em serviço em 15 de novembro de 1978, um total de 38 Yak-38U foi produzido até 1981.

Yak-39:
Multi-papel de caça / ataque, o projeto de aeronave que data de 1983, empregando um motor R-28V-300  e dois RD-48, PRNK-39; aviônicos S-41D multi-modo de radar, asa maior, maior capacidade de combustível e as opções de armas expandidas com base nos sistemas de designação Shkval ou Kaira PGM, não se tem notícias que tenha sido construído.

 Características gerais do Yakovlev Yak-38M:

Tripulação: um piloto
Comprimento: 16,37 m
Envergadura: 7,32 m
Altura: 4,25 m
Peso vazio: 7.385 kg
Peso máximo na decolagem: 11.300 kg
Motor principal: 1 × Tumansky R-28 V-300 turbo Jet, 66,7 kN
Motores secundários: 2 × Rybinsk RD-38 turbo jatos, 31,9 kN cada
Velocidade máxima: 1.280 km / h
Autonomia: 1.300 km
Teto de serviço: 11.000 m

Fonte:

Post (290) - Março de 2017