20170922

Britten-Norman Trislander

John Britten e Desmond Norman, fundadores da Britten-Norman iniciaram as atividades da empresa focada no desenvolvimento de equipamentos para pulverização. No início de 1960 eles voltaram sua atenção para design de aeronaves com finalidades de transporte comercial.
BN-2 Islander

Em 1963 o BN-2 Islander (bimotor) foi concebido, este seria o precursor do Trislander.
O projeto Islander foi bem sucedido e a produção começou na Ilha de Wight, no Reino Unido. De muitas maneiras, o Islander poderia ser considerado uma versão de reduzida potência do Twin Otter, possui trem de pouso fixo e foi projetado para operação em áreas remotas. 
Ele foi desenvolvido para ser uma alternativa de baixo custo para os velhos biplanos britânicos DH-89A Dragão Rapide, que em  1937 equipavam numerosas companhias de aviação comercial, entre elas a VARIG, no Brasil, e em 1945 a CTA (Companhia de Transportes Aéreos) em Portugal.
DH-89A Dragão Rapide
O Britten Norman Islander foi um sucesso de fato, foi o melhor avião comercial a venda em sua época na Europa Ocidental.

Trislander seu sucessor, foi uma aeronave civil de 18 assentos, e o que a torna diferenciada é o fato de ser impulsionada por três motores a pistão.  Começou a ser produzida  na Ilha de Wight ao largo de Hapshire no sul da Inglaterra, mais tarde também foram produzidos na Romênia e entregues via Bélgica para certificação na Grã-Bretanha.


Em 11 de Setembro de 1970 o Trislander fez o seu primeiro vôo.

Desenhado por John Britten e Desmond Norman o Trislander é o desenvolvimento mais conhecido da Britten-Norman.
Ele foi derivado do bimotor Islander, tendo sua fuselagem alongada, reforçada, trem de pouso triciclo fixo e um terceiro motor acrescentado na linha central da fuselagem em cima da barbatana. 



O Trislander tem características excepcionais e de manuseio a baixa velocidade, resistência prolongada, aumento da carga útil, baixa assinatura de ruído e custos operacionais econômicos. 
Ainda na euforia do sucesso desta aeronave, chegou-se a pensar em uma maior, com as mesmas configurações motoras, mas esta intenção nunca saiu do papel.


Em Julho de 1971 o primeiro construído entrou em serviço na Aurigny Air Services Limited  baseados em Guernsey. 

Em 1982 a produção inicial cessou após 73 terem sido vendidos e entregues, com mais sete Trislanders não vendidos, quando Pilatus Britten Norman vendeu uma licença de fabricação para a Aviation Corporation Internacional (IAC) da Flórida. A intenção da IAC era de inicialmente construir 12 Trislanders (a serem conhecido como Tri-CommutAir’s) a partir de kits de peças fornecidas pela Britten-Norman antes de empreender a produção plena,, mas esses planos não deram em nada.

Características gerais:

Tripulação: 1 ou 2
Capacidade: 16 a 18 passageiros

Comprimento: 15,01 m
Envergadura: 16,15 m
Altura:  4,32 m
Área da asa:  31,31 m 2 
Tara:  2.650 kg
Max peso descolagem:  4.536 kg
Motorização: 3 × Lycoming O-540-E4C5 arrefecidos a ar  260 cv cada
Hélices: duas pás Hartzell HC-C2YK-2G / C8477-4, de velocidade constante
Velocidade máxima:  290 km / h ao nível do mar
A velocidade de cruzeiro:  249 km / h a 4.000 m
Autonomia:  1.609 km

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Post (323) - setembro de 2017