20171121

Saunders-Roe SR.45 Princess

O Saunders-Roe SR.45 Princess foi o maior hidroavião de todos os tempos, era construído totalmente  em metal, desenvolvido muito antes dos aviões de passageiros a jatos dominarem os céus, desenvolvido e construído por Saunders-Roe  em suas instalações  em Cowes na Ilha Wight. 

Em 1945, em resposta a um convite feito pelo  Ministério das Forças Britânicas, que buscava designs em empresas de aviação para um novo hidroavião de longo alcance, que deveria operar na frota da BOAC como transatlântico de passageiros, a Saunders -Roe decidiu enviar uma proposta com base na especificação solicitadas.


Após as avaliações de uma variedade de diferentes métodos e configurações de propulsão, a equipe de design selecionou o motor Bristol Proteus, ainda em desenvolvimento para atender os enormes requisitos de energia do gigante.

Em maio de 1946, a proposta feita pela Saunders-Roe foi selecionada como vencedora, levando a empresa a receber uma ordem para a produção de três protótipos SR.45 .
 
Em 22 de agosto de 1952, o primeiro protótipo do Princess, G-ALUN , realizou o seuprimeiro voo. 

Entre 1952 e 1954, o primeiro protótipo realizou um total de 47 voos de teste, incluindo duas aparições públicas no Farnborough Airscgow.

Embora o contrato de desenvolvimento inicial tenha sido cumprido com sucesso, o BOAC decidiu se concentrar em suas rotas terrestres usando o CometaDe Havilland. A era dos grandes hidroaviões efetivamente terminou antes da conclusão desta aeronave.
Os trabalhos no Princess foram finalmente cancelados depois de terem sido produzidos três exemplares, sendo que apenas um dos quais voou. 


Em meados da década de 1950, as grandes embarcações comerciais de vôo estavam sendo cada vez mais ofuscadas por aviões terrestres. 
Fatores como a melhoria das pistas  e em aeroportos em função da segunda grande guerra, aumentaram a viabilidade de aeronaves terrestres, mais leves e sem o arrasto dos cascos do barco que eram necessários em hidroaviões ou as medidas atenuantes necessárias contra a corrosão causada pela água do mar. Após o término do projeto, os três protótipos construídos foram armazenadas com a intenção de vendê-los; No entanto, após a recepção de uma oferta promissora para a aeronave, uma inspeção verificou que os cascos estavam corroídos. Como resultado, os três foram descartadas.


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Segundo um legado da icônica Pan American World Airways Boeing Clippers, esta foi a melhor criação britânica entre todos os aviões marítimos.
Com uma envergadura que rivalizava com um A350. Alimentado por dez motores turboélice. Oferecia aos seu passageiros o que existia de melhor na época em termos de conforto e luxo embarcado em aeronaves, a fora ser pressurizado.
Mas o Princess nunca foi colocado a serviço em rotas comerciais, não chegando a receber passageiros em sua grande fuselagem de dois andares.
O único cliente do avião, a British Overseas Airways Corporation (BOAC), tinha a intenção de colocar o Princess em sua prestigiada rota de Londres para Nova York. No entanto, no momento em que o primeiro protótipo foi concluído e elevou-se ao ar, BOAC já havia decidido que o Age of the Flying Boat logo seria substituído pela Jet Age e retirou o seu o apoio ao desenvolvimento do Princess.
O programa Princess foi então cancelado pelo governo do Reino Unido, e o único protótipo de vôo e duas estruturas que encontravam-se em construção foram descartados.

Características gerais:

Tripulação: 2 pilotos, 2 engenheiros de voo, 1 operador de rádio e 1 navegador
Capacidade: 105 passageiros em cabines turísticas e de primeira classe / carga descartavel de 62.142 kg
Comprimento:  45 m
Envergadura:  66.90 m com flutuadores de pontas laterais retraídos e 63,86 m flutuadores estendidos.
Altura:  16.99 m
Área da asa:  466 m 2 
Peso vazio:  86.183 kg
Peso bruto:  149.685 kg
Peso máximo de decolagem:  156.501 kg
Motorização: 4 × Bristol Coupled-Proteus 610 Motocultivadores acoplados (cada um composto de dois Proteus), 2.500 hp cada + 3.65 kN de impulso residual a 10.000 rpm ao nível do mar.
Potência máxima contínua: 2.050 hp + 3.11 kN de pressão residual a 9.500 rpm ao nível do mar.
Central de energia: 2 × Bristol Proteus 600 turbopropulsores, 2.500 hp + 820 lbf 3.65 kN de pressão residual a 10.000 rpm.
Hélices: hélices de duraluminio de 5 pás com 5,03 m de diâmetro
Velocidade máxima:  611 km / h a 11,000 m de altura
Velocidade de cruzeiro:  579 km / a 9.500 m de altura
Autonomia: 15 horas de voo
Teto de serviço:  12,000 m


Post (334) - Novembro de 2017