20180213

Qual a melhor forma construtiva de uma aeronave?

Caros amigos e seguidores, nestas mais de 340 postagens que reuni no blog aerosngcanela  pude notar que já foram imaginadas, projetadas, construídas e usadas as mais diversas formas construtivas de aeronaves, para as mais diversas finalidades.
Antes de responder qual a melhor, a meu ver, cito somente as variáveis mais comuns a se considerar:

– Tipo: Terrestre, aquática, estratosférica...
– O tipo da fuselagem: Simples, dupla...
– O tipo de asa: Monoplanos, biplamos, triplanos, multiplanos...
– Tipo de asas: Reta, enfleichada, flecha invertida, delta...
– A posição da asa, quando monoplano: Superior, central, inferior...
– Tipo de motor: Sem motor (Planador), Elétrico, a pistão radial, a pistão em V ou em linha, a jato, turbo jato, foguete...
– Quantidade de motores: Monomotores, bimotores, trimotores, quadrimotores, multimotores...
- Posição do motor: Dianteiro (trator), traseiro (empurrador), sobre ou abaixo das asas...
– Destinação: Lutador, bombardeiros, treinamento, carga, passageiros...
– Tripulação: Monoposto, biposto...

Ai eu fico a pensar e volto a me perguntar, levando-se em conta tão somente estas variáveis, qual seria a melhor configuração para uma aeronave?
Em tempo, ainda tenho a considerar na formulação da resposta, a sua destinação!

- Uso civil ou Uso militar e suas subdivisões.

Senhores a coisa esta ficando cada vez mais complicada e quanto mais eu penso mais fatores me dou conta que tenho que considerar, como por exemplo:

- A estética e gosto pessoal de cada um.

Porem como eu no início me produz a responder qual seria a melhor, aqui vai a minha resposta:

“No meu entender esta aeronave teria uma fuselagem única, para um único ocupante, seria um monomotor trator a pistão radial, biplano, com as asas ligeiramente enfleichadas, projetado para uso militar e que seria bem melhor destinada se fosse para uso civil.”

Então vejamos, o Biplano Sopwith Pup fabricado na Inglaterra em 1915 é um bom exemplo que se encaixa perfeitamente nestas especificações, veja o link com a história desta aeronave:


(Fique a vontade para comentar dizendo-me qual a sua escolha e ainda de brinde forneço uma imagem de tela para o seu celular.)

Post (346) – Fevereiro de 2018